domingo, 7 de junho de 2015

UMA IGREJA EDIFICADA PELO ESPÍRITO SANTO

UMA IGREJA EDIFICADA PELO ESPÍRITO SANTO

A obra do Espírito Santo é fortalecer e edificar a Igreja, como Corpo de Cristo.

Alguém poderá indagar: Como o Espírito do Senhor edifica e para que edifica a Igreja? Essa pergunta exige uma resposta.

Para entender um pouco melhor o papel do Espírito de Deus na Trindade utilizamos uma analogia simples, tirada da área da construção civil. Na edificação da Igreja, Deus, o Pai, é o arquiteto; Deus, o Filho, é a planta, o modelo; e Deus, o Espírito Santo, é o empreiteiro, o construtor.

É da vontade do Pai que a Igreja seja construída à imagem de seu Filho. Afinal, o Filho é o modelo projetado pelo Pai para a edificação da Igreja e das vidas individuais dos cristãos. A obra do Espírito Santo é exatamente concretizar esse plano de Deus Pai e fazer a Igreja conforme a imagem do Deus Filho.

O plano de Deus para a humanidade não está oculto. Nas Escrituras Sagradas Deus o revela com clareza. Podemos ler a planta no Livro de Gênesis, capítulo 1, versículo 26. Ali está escrito que o homem deve ser semelhante a Cristo, o Deus encarnado.

Portanto, temos a relevante tarefa de construir uma Igreja que seja o Corpo de Cristo, sua presença viva na terra. Mas conhecer simplesmente o plano e a planta não basta. Precisamos da coordenação e dos recursos do Espírito Santo para edificar a Igreja.

É o que estamos fazendo na Igreja Episcopal Carismática do Brasil: buscando a direção e os recursos do Espírito de Deus para construir um edifício bonito, que resplandeça a glória do Senhor.
Dom André Novaes

Nenhum comentário: