domingo, 7 de junho de 2015

O GRANDE CONVITE!

O GRANDE CONVITE!


Meus queridos, em Mateus 11.28-29 nós encontramos um dos mais belos textos de toda a Sagrada Escritura: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para a vossa alma". Quem dentre nós já não recebeu conforto e força deste grande convite de Jesus? Tudo isso é verdade, mas uma coisa precisamos entender: todo convite requer uma atitude de nós! Na vida nós vamos aceitar muitos convites, mas também vamos rejeitar outros. Isto sem falar naqueles que nós ficamos sem saber o que fazer - não sabemos se aceitamos ou se recusamos. Pois bem, este convite de Jesus também há de evocar em nós algum tipo de reação! Eu espero que a reação de todos seja uma reação de aceitação ao convite de Jesus. Entretanto, existem certas implicações escondidas por trás deste convite que nós não podemos esquecer: em primeiro lugar, nós temos algo a fazer - "vinde a mim"; em segundo lugar, nós temos algo a tomar - "tomai sobre vós o meu jugo"; em terceiro lugar, nós temos algo a deixar - "o cansaço e a sobrecarga"; em quarto lugar, nós temos algo a encontrar - "descanso para as nossas almas"!

Percebem toda beleza, mas também toda responsabilidade escondida por trás deste convite que Jesus dirige a todos nós? Esse convite, por mais belo que seja, exige de nós uma atitude bem definida. Pois é, diante dele não podemos ficar imparciais ou indecisos. Precisamos fazer alguma coisa! Portanto, na prática, nós temos que fazer, tomar e deixar alguma coisa, para que assim, então, possamos encontrar a paz e o descanso que tanto precisamos! Jesus com certeza fará a sua parte e cumprirá a sua promessa, mas, para que isso aconteça, nós precisamos fazer a nossa parte - fazendo, tomando e deixando tudo que precisamos fazer, tomar e deixar. Só assim, quero dizer, só quando cada um de nós estiver realmente disposto a fazer a sua parte, é que a promessa há de se cumprir e nós encontraremos verdadeira paz e descanso!

Queridos, neste ano nós já celebramos o nascimento, vida, paixão, morte, ressurreição e ascensão de nosso Senhor. Domingo passado celebramos o pentecostes, mas agora a vida continua e pede para ser vivida. Dificuldades surgirão ao longo do caminho e muitas vezes haveremos de nos sentir cansados e desanimados. Mas eis aí o grande convite de Jesus esperando a nossa resposta de fé! Que o bom Deus muito nos abençoe!

Dom Roberto Schuler

Nenhum comentário: