segunda-feira, 11 de maio de 2015

CÂNCER: DEPOIS DO INVERNO VEM A PRIMAVERA! (por Pr. Alexsandro Benjamim)

CÂNCER: DEPOIS DO INVERNO VEM A PRIMAVERA! (por Pr. Alexsandro Benjamim)
Certa feita, assistindo o Fantástico, vi uma senhora que enfrentou o câncer e perdeu os cabelos dizer: "Não tenham medo, os cabelos caem, mas depois eles voltam de novo!"
O certo é que a odisseia daqueles que enfrentam o câncer é uma luta ímpar! Primeiro a noticia, ali as possibilidades nos assustam! O que vai ser de meus dias, benigno ou maligno, e os que eu amo?
Aí vem o enfrentamento. As noticias aos familiares, as dores, os tratamentos, as consequências dele.O medo da morte, de ter partes do corpo mutiladas. Os medicamentos são agressivos e deixam marcas externas, fragilizando a caminhada de quem está passando pela doença.
Vem então a queda de cabelo e ele, principalmente na mulher, é um fator de agressão profundo, pois mexe com o estético, com a alma, com a identidade feminina. Num primeiro momento deve ser assustador, pois parece anunciar o fracasso, a fragilidade, perder o que é meu, o que me modela, o que traz um visual e sentido para mim, mas depois percebe-se que há maneira de enfrentarmos aquilo. Que não somos o estético, que há um coração que pulsa, uma alma que fala, uma vida que sonha e tem esperança, mesmo em meio a luta.
E aí está a grande lição.
Uma amiga me relatou que em meio a fase mais critica ela acordava, e tendo Deus consigo, entendia que aquele seria mais um Lindo dia. Não perder a esperança, não deixar de sonhar, não esquecer que somos mais que nosso cabelo, nossa estética, nosso corpo, é primordial. Quem passa por um câncer sabendo quem é o seu Deus e como ele pode agir em meio à luta passa mais forte, sabendo que em tudo nunca estará só!
Como é edificante ver como uma irmã dileta enfrenta junto com Deus a sua luta. Não se pode temer, mesmo na fragilidade de alguns dias, porém sempre entender que em meio ao cansaço dos dias cinzentos Ele está conosco!
Não tenha medo de perder os cabelos, no fim ele sempre voltam. Ressurreição, renovação. Nasce de novo os cabelos! Celebrar a vitória da vida, o dom de Deus, o milagre do Altíssimo sobre nós. Não desistir nunca! Saber quem em meio a essa travessia Jesus está no barco! Não tenha medo!
Qual seu diagnostico? Em primeiro lugar saiba que você é muito mais que seu corpo, cabelo, membros, você é um filho(a) do Altíssimo e ele cuida de você e sabe como vai te ajudar nesse processo.
Segundo. Em meio a essa odisseia, nunca esqueça: você não está sozinho(a). Há o divino Espírito Santo, amigos, familiares.
Parabéns aos esposos daquelas, vocês são exemplo para todos nós!
Por fim: todo inverno passa, vai chegar a primavera! Lindos frutos virão, não tenham medo!
Rev. Alexsandro Benjamim
O Pastor Alexsandro Benjamim é Reitor da Paróquia Monte Moriá (Aldeia-Camaragibe/PE), da Igreja Episcopal Carismática.

Nenhum comentário: