domingo, 13 de outubro de 2013

Introdutores

Introdutores

Diante do crescimento de nossa Igreja, surgiu a necessidade de colocar pessoas para ajudarem na organização dos Cultos e entre estas atividades, uma especialmente clamava por pessoas comprometidas com a denominação: Receber àqueles que vinham adorar a Deus em nossas celebrações.
Assim, surgiu o grupo de Introdutores.

Hoje, temos três grupos diferentes para atuarem nos Cultos do domingo.
Nossos Introdutores são pessoas da Comunidade que sentem no coração o desejo de servir, sendo espelho daquilo que comungam durante suas vidas dedicadas a Deus e colocam seu tempo de um domingo no mês para receber com carinho, amor e atenção, não somente aos que nos visitam, mas àqueles que são fiéis participantes dos Cultos.

Nossas atividades são muito variadas, pois abrangem:

• Entrega dos informativos, formulários de movimentos, informações das atividades da Igreja, organização do Templo para que o Culto transcorra da melhor forma possível, localização de lugares vazios, entre outras;
• Recebimento com carinho das pessoas tentando fazer com que o amor do Senhor seja sentido por todos desde a chegada ao Templo.

Este é um trabalho totalmente voluntário que exige apenas a vontade de servir a Deus através dos Seus filhos e a perfeita sincronia com o Santo Espírito do Senhor, permitindo que Ele seja realmente o Lider de todos.
Nosso objetivo principal: REFLETIR A IMAGEM DE CRISTO.
Coordenadores:
Alberto Carlos Moreira Pires
Isolda Carvalho de Menezes
E-mail: albertocmpires@yahoo.com.br
Grupo atual: 40 membros

Sodalício do Altar

Sodalício do Altar


A palavra Sodalício significa "grupo". Sodalício do Altar é o grupo de mulheres que cuida do Altar do Senhor. Fazer parte deste grupo é um grande privilégio.

Aquela que integra o Sodalício é escolhida pelo Bispo/Pastor responsável pela Catedral/Paróquia e deve ter uma vida pia, reta e dedicada à oração.

Deve chegar bem antes do início de cada celebração, orar, pedir perdão pelas suas faltas, entregar seu trabalho de amor diante de Deus, preparar a Mesa do Senhor, de acordo com as orientações prescritas, colocando os cálices, patenas e demais elementos em número suficiente para atender a congregação. Deve ficar atenta para que nada falte.

É da responsabilidade do Sodalício providenciar os paramentos do Altar, inclusive confeccionando aqueles que precisam ser substituídos.

Quando forem preparar a Mesa para alguma celebração, as integrantes devem estar atentas para colocar os paramentos de acordo com as cores previstas para aquela data ou festa litúrgica.

Providenciar cestas de coleta das ofertas e dízimos também é da responsabilidade do grupo, que não pode se descuidar da decoração do Templo.

Ao final da celebração a pessoa responsável por aquele turno deve retirar os elementos de Mesa, lavá-los em bacia separada, com bucha exclusiva e jogar a água nas plantas, nunca pelo ralo.

Se a toalha que cobre o Altar, o "purificador", o "véu" ou qualquer outro elemento ficar manchado de vinho devem ter o cuidado de levar para casa, a fim de lavá-lo em separado.

Os paramentos devem ser retirados ao final das celebrações e guardados no local destinado para que as demais pessoas possam utilizá-los nos dias subseqüentes.
É, também, da responsabilidade do Sodalício preparar a Pia Batismal, caso este ato litúrgico esteja previsto na celebração.

Este Ministério está muito próximo do Senhor Jesus quando ao tomarmos o pão e o vinho lembramos a sua morte e ressurreição em favor de todos nós. E quem nos propicia isso, quem prepara tudo é o Sodalício do Altar.
Glória a Deus!

Cursilho

Cursilho

1- DESCRIÇÃO DO MINISTÉRIO - HISTÓRICO

O Movimento Cursilhista propaga o ensino de Jesus Cristo, como está escrito na Bíblia: "o reino de Deus é semelhante a um grão de mostarda, que é a menor de todas as sementes, e, crescida, é maior do que todas as hortaliças, e deita grandes ramos a ponto de as aves do céu poderem aninhar-se à sua sombra." (Marcos 4:30, 32)

Este Movimento começou no final dos anos 40 do século XX. Sensibilizados pela generalizada destruição resultante da Segunda Guerra Mundial, alguns sacerdotes e leigos juntaram esforços para restaurar nas pessoas a consciência cristã, substituída pelos valores seculares. Um dos principais fundadores do Movimento Cursilhista foi o jovem leigo espanhol Eduardo Bonnin.

Os primeiros "Três Dias", vivenciados conforme fazemos hoje, ocorreram em janeiro do ano de 1949 no Mosteiro de San Honorato, localizado na ilha espanhola de Majorca.

A ideia do Cursilho foi defendida pelo bispo Juan Hervas, da Igreja Católica Romana, e o Padre Gabriel Sergue escreveu "Origens do Cursilho Cristão, 1941 – 1949", o primeiro livro sobre o assunto.

Originário da Igreja Católica Romana, o Cursilho logo se enquadrou, fácil e rapidamente, em outras denominações Cristãs e é hoje um movimento propagado no mundo. Seus participantes são incentivados a comunicar o valor do Cursilho a todos os seres humanos e não somente aos membros da sua própria Igreja, a fim de que muitos possam, independentemente da sua denominação religiosa, desfrutar os benefícios espirituais contidos na mensagem desse Movimento.
Nos Estados Unidos, o primeiro Cursilho se deu em 1954, e até 1961 seu idioma oficial foi o espanhol. Seguiram-se adequações ao idioma e à cultura de cada país, sem que a essência da ideia do Cursilho fosse alterada, pois a prioridade é o treinamento de novos líderes cristãos.
Em 1972, alguns membros da Igreja Episcopal americana, ao lado de outros evangélicos de variadas filiações, organizaram o primeiro Cursilho ecumênico, então denominado de "Três Dias", porque autoridades da Igreja Romana nos Estados Unidos impediram a utilização do nome "Cursilho" por pessoas não católicas. Esse movimento "Três Dias" chegou ao estado de Connecticut em 1975, levado por vários pastores e leigos da Igreja Episcopal. Foi assim que uns cinquenta congregados consolidaram o Cursilho Episcopal.

2 - HISTÓRIA DO CURSILHO NA IGREJA EPISCOPAL NO BRASIL

O Cursilho de Cristandade é um movimento de Igreja que, por método próprio, viabiliza a vivência dos ensinamentos cristãos. Dessa maneira, grupos cristãos levam o fermento do Evangelho aos mais diversos ambientes, ajudando pessoas na descoberta e na realização de vocações trabalhadas à luz do Evangelho.
O Cursilho Episcopal é derivado do Cursilho Católico Romano. Utiliza expressões do idioma Espanhol como Cursilho, que significa "pequeno curso", Rollos em vez de palestra e Decúrias para designar a reunião dos grupos.

Usualmente o Cursilho começa na 5ª feira à noite e termina às 20h00 do Domingo. Durante esses três dias, seus participantes convivem e estudam juntos, compartilhando o aprofundamento de sua fé e da conscientização da responsabilidade social e religiosa do cristão.

O Cursilho Episcopal é aberto a todos que desejam se fortalecer para a caminhada com o Senhor Jesus, confiados no poder da oração, na bênção do Espírito Santo de Deus e na plena realização da sua liderança.

O Guia do Peregrino, pequeno livro devocional, ajuda o Cursilhista em sua caminhada de oração. Incentiva a busca de maior intimidade com Deus, oferece roteiros de estudo, inclui salmos, reflexões, louvores e um programa diário de leitura bíblica.

A canção símbolo do Cursilho, denominada DE COLORES, significa "cheio de cores, colorido, tecnicolor", é cantada em todos os países onde se realizam Cursilhos.
O GALO, que anuncia cantando o alvorecer de cada novo dia, assemelha-se ao que este Movimento faz em nossa vida e, por isso, se tornou o emblema do Cursilho Masculino. Já a BORBOLETA simboliza o processo de transformação e conscientização das participantes do Cursilho Feminino. Galo e borboleta são representações da alegria e da renovação de quem passa a viver na graça e no amor de Deus.

2.1 - O CURSILHO EPISCOPAL NA CATEDRAL DA TRINDADE

Em 1981/82, o então pastor Paulo Ruiz Garcia e família residiram nos Estados Unidos, onde ele participou da equipe da St. Paul's Episcopal Church, em Darien - Connecticut, liderada pelo renomado Rev. Terry Fullam. Foi quando o nosso futuro Arcebispo e sua Márcia participaram de um Cursilho Episcopal realizado pela Diocese de Connecticut. D. Márcia já havia feito o 1º Cursilho Jovem na Igreja Católica, em Campo Grande – MS, experiência que marcou, profundamente, a sua vida religiosa. Esse Cursilho de Connecticut acendeu no coração de D. Paulo e D. Márcia o desejo de estender esse Ministério aos evangélicos brasileiros, e nisso tiveram, então, todo o apoio da comunidade americana que os estava acolhendo.

Assim, durante a 34ª Reunião Sinodal da Igreja Episcopal do Brasil, realizada em São Paulo, em julho de 1982, foi aprovada a proposta da Diocese Setentrional, visando a implantação do Ministério de Cursilhos em nossa comunidade denominacional. O primeiro Cursilho da Paróquia da Santíssima Trindade, realizado em julho de 1984, contou com o amoroso apoio presencial de representantes da comunidade episcopal de Connecticut. Hoje, nossa Catedral da SS Trindade faz, anualmente, dez Cursilhos, sendo cinco masculinos e cinco femininos.

3- PROPÓSITO DO CURSILHO

• Espalhar o evangelho em todos os ambientes;
• Concretizar Cristo no cotidiano de nossas vidas;
• Construir uma relação vertical com Deus e horizontal com as pessoas;
• Demonstrar inquietação social;
• Descobrir seus Dons e colocá-los a serviço da comunidade.

4 – DATAS DE REALIZAÇÃO DOS CURSILHOS EM 2012

Em RECIFE:
MASCULINOS
87º CEM – 29.03 a 01.04
88º CEM – 31.05 a 03.06
89º CEM – 26 a 29.07
90º CEM – 27 a 30.09
91º CEM – 08 a 11.11
FEMININOS
98º CEF – 26 a 29.04
99º CEF – 28.08 a 01.07
100º CEF – 30.08 a 02.09
101º CEF – 18 a 21.10
102º CEF – 29.11 a 02.12

Em BRASÍLIA:
MISTO
2º CEM – 14 a 17.06
3º CEM – 06 a 09.12

5 – INTEGRANTES DO SECRETARIADO E SECRETARIA DO  
      CURSILHO DA CATEDRAL DA TRINDADE - IECB.

INTEGRANTESFUNÇÕES
Lino e MarivoneCoordenação e Patrimônio
Geraldo e SandraFinanças
Luciano e Patrícia
Zé Henrique e Luiza (Luca)
Pré-Cursilho
Ângelo e Lídia
Solano
Elze
Uyara
Pós-Cursilho
Albuquerque PereiraSecretário do Cursilho

6 – CAPELÃO:
Arcebispo Dom Paulo Garcia

7 – REUNIÕES PREPARATÓRIAS:
Todas as terças-feiras na Catedral da Trindade.

8 – OUTRAS INFORMAÇÕES RELEVANTES
Uma das principais metas da Catedral da Trindade é apoiar a implantação do Cursilho de Cristandade, o que já fez em Caruaru, Petrolina, Juazeiro da Bahia, João Pessoa, São Paulo e Porto Alegre.

O Movimento Cursilhista, graças à sua proposta dinâmica de disseminação do Evangelho, cada vez mais se expande e atrai novas denominações evangélicas nacionais. Do seu começo, em 1984, até agora, mais de 16.000 pessoas foram abençoadas por esta maravilhosa obra do Espírito Santo.

Segundo João 3.8, "O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito".
A oração de nosso Arcebispo D. Paulo Garcia é para que o Cursilho seja um novo amanhecer na existência de quantos tenham a oportunidade de vivenciá-lo.
Adaptado de textos escritos pelos: Arcebispo Primaz da IEC–D. Paulo Ruiz Garcia e Revmº Bispo Edmund Knox Sherril

Cursilho

Cursilho

1- DESCRIÇÃO DO MINISTÉRIO - HISTÓRICO

O Movimento Cursilhista propaga o ensino de Jesus Cristo, como está escrito na Bíblia: "o reino de Deus é semelhante a um grão de mostarda, que é a menor de todas as sementes, e, crescida, é maior do que todas as hortaliças, e deita grandes ramos a ponto de as aves do céu poderem aninhar-se à sua sombra." (Marcos 4:30, 32)

Este Movimento começou no final dos anos 40 do século XX. Sensibilizados pela generalizada destruição resultante da Segunda Guerra Mundial, alguns sacerdotes e leigos juntaram esforços para restaurar nas pessoas a consciência cristã, substituída pelos valores seculares. Um dos principais fundadores do Movimento Cursilhista foi o jovem leigo espanhol Eduardo Bonnin.

Os primeiros "Três Dias", vivenciados conforme fazemos hoje, ocorreram em janeiro do ano de 1949 no Mosteiro de San Honorato, localizado na ilha espanhola de Majorca.

A ideia do Cursilho foi defendida pelo bispo Juan Hervas, da Igreja Católica Romana, e o Padre Gabriel Sergue escreveu "Origens do Cursilho Cristão, 1941 – 1949", o primeiro livro sobre o assunto.

Originário da Igreja Católica Romana, o Cursilho logo se enquadrou, fácil e rapidamente, em outras denominações Cristãs e é hoje um movimento propagado no mundo. Seus participantes são incentivados a comunicar o valor do Cursilho a todos os seres humanos e não somente aos membros da sua própria Igreja, a fim de que muitos possam, independentemente da sua denominação religiosa, desfrutar os benefícios espirituais contidos na mensagem desse Movimento.
Nos Estados Unidos, o primeiro Cursilho se deu em 1954, e até 1961 seu idioma oficial foi o espanhol. Seguiram-se adequações ao idioma e à cultura de cada país, sem que a essência da ideia do Cursilho fosse alterada, pois a prioridade é o treinamento de novos líderes cristãos.
Em 1972, alguns membros da Igreja Episcopal americana, ao lado de outros evangélicos de variadas filiações, organizaram o primeiro Cursilho ecumênico, então denominado de "Três Dias", porque autoridades da Igreja Romana nos Estados Unidos impediram a utilização do nome "Cursilho" por pessoas não católicas. Esse movimento "Três Dias" chegou ao estado de Connecticut em 1975, levado por vários pastores e leigos da Igreja Episcopal. Foi assim que uns cinquenta congregados consolidaram o Cursilho Episcopal.

2 - HISTÓRIA DO CURSILHO NA IGREJA EPISCOPAL NO BRASIL

O Cursilho de Cristandade é um movimento de Igreja que, por método próprio, viabiliza a vivência dos ensinamentos cristãos. Dessa maneira, grupos cristãos levam o fermento do Evangelho aos mais diversos ambientes, ajudando pessoas na descoberta e na realização de vocações trabalhadas à luz do Evangelho.
O Cursilho Episcopal é derivado do Cursilho Católico Romano. Utiliza expressões do idioma Espanhol como Cursilho, que significa "pequeno curso", Rollos em vez de palestra e Decúrias para designar a reunião dos grupos.

Usualmente o Cursilho começa na 5ª feira à noite e termina às 20h00 do Domingo. Durante esses três dias, seus participantes convivem e estudam juntos, compartilhando o aprofundamento de sua fé e da conscientização da responsabilidade social e religiosa do cristão.

O Cursilho Episcopal é aberto a todos que desejam se fortalecer para a caminhada com o Senhor Jesus, confiados no poder da oração, na bênção do Espírito Santo de Deus e na plena realização da sua liderança.

O Guia do Peregrino, pequeno livro devocional, ajuda o Cursilhista em sua caminhada de oração. Incentiva a busca de maior intimidade com Deus, oferece roteiros de estudo, inclui salmos, reflexões, louvores e um programa diário de leitura bíblica.

A canção símbolo do Cursilho, denominada DE COLORES, significa "cheio de cores, colorido, tecnicolor", é cantada em todos os países onde se realizam Cursilhos.
O GALO, que anuncia cantando o alvorecer de cada novo dia, assemelha-se ao que este Movimento faz em nossa vida e, por isso, se tornou o emblema do Cursilho Masculino. Já a BORBOLETA simboliza o processo de transformação e conscientização das participantes do Cursilho Feminino. Galo e borboleta são representações da alegria e da renovação de quem passa a viver na graça e no amor de Deus.

2.1 - O CURSILHO EPISCOPAL NA CATEDRAL DA TRINDADE

Em 1981/82, o então pastor Paulo Ruiz Garcia e família residiram nos Estados Unidos, onde ele participou da equipe da St. Paul's Episcopal Church, em Darien - Connecticut, liderada pelo renomado Rev. Terry Fullam. Foi quando o nosso futuro Arcebispo e sua Márcia participaram de um Cursilho Episcopal realizado pela Diocese de Connecticut. D. Márcia já havia feito o 1º Cursilho Jovem na Igreja Católica, em Campo Grande – MS, experiência que marcou, profundamente, a sua vida religiosa. Esse Cursilho de Connecticut acendeu no coração de D. Paulo e D. Márcia o desejo de estender esse Ministério aos evangélicos brasileiros, e nisso tiveram, então, todo o apoio da comunidade americana que os estava acolhendo.

Assim, durante a 34ª Reunião Sinodal da Igreja Episcopal do Brasil, realizada em São Paulo, em julho de 1982, foi aprovada a proposta da Diocese Setentrional, visando a implantação do Ministério de Cursilhos em nossa comunidade denominacional. O primeiro Cursilho da Paróquia da Santíssima Trindade, realizado em julho de 1984, contou com o amoroso apoio presencial de representantes da comunidade episcopal de Connecticut. Hoje, nossa Catedral da SS Trindade faz, anualmente, dez Cursilhos, sendo cinco masculinos e cinco femininos.

3- PROPÓSITO DO CURSILHO

• Espalhar o evangelho em todos os ambientes;
• Concretizar Cristo no cotidiano de nossas vidas;
• Construir uma relação vertical com Deus e horizontal com as pessoas;
• Demonstrar inquietação social;
• Descobrir seus Dons e colocá-los a serviço da comunidade.

4 – DATAS DE REALIZAÇÃO DOS CURSILHOS EM 2012

Em RECIFE:
MASCULINOS
87º CEM – 29.03 a 01.04
88º CEM – 31.05 a 03.06
89º CEM – 26 a 29.07
90º CEM – 27 a 30.09
91º CEM – 08 a 11.11
FEMININOS
98º CEF – 26 a 29.04
99º CEF – 28.08 a 01.07
100º CEF – 30.08 a 02.09
101º CEF – 18 a 21.10
102º CEF – 29.11 a 02.12

Em BRASÍLIA:
MISTO
2º CEM – 14 a 17.06
3º CEM – 06 a 09.12

5 – INTEGRANTES DO SECRETARIADO E SECRETARIA DO  
      CURSILHO DA CATEDRAL DA TRINDADE - IECB.

INTEGRANTESFUNÇÕES
Lino e MarivoneCoordenação e Patrimônio
Geraldo e SandraFinanças
Luciano e Patrícia
Zé Henrique e Luiza (Luca)
Pré-Cursilho
Ângelo e Lídia
Solano
Elze
Uyara
Pós-Cursilho
Albuquerque PereiraSecretário do Cursilho

6 – CAPELÃO:
Arcebispo Dom Paulo Garcia

7 – REUNIÕES PREPARATÓRIAS:
Todas as terças-feiras na Catedral da Trindade.

8 – OUTRAS INFORMAÇÕES RELEVANTES
Uma das principais metas da Catedral da Trindade é apoiar a implantação do Cursilho de Cristandade, o que já fez em Caruaru, Petrolina, Juazeiro da Bahia, João Pessoa, São Paulo e Porto Alegre.

O Movimento Cursilhista, graças à sua proposta dinâmica de disseminação do Evangelho, cada vez mais se expande e atrai novas denominações evangélicas nacionais. Do seu começo, em 1984, até agora, mais de 16.000 pessoas foram abençoadas por esta maravilhosa obra do Espírito Santo.

Segundo João 3.8, "O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito".
A oração de nosso Arcebispo D. Paulo Garcia é para que o Cursilho seja um novo amanhecer na existência de quantos tenham a oportunidade de vivenciá-lo.
Adaptado de textos escritos pelos: Arcebispo Primaz da IEC–D. Paulo Ruiz Garcia e Revmº Bispo Edmund Knox Sherril

Nossa Liturgia

Nossa Liturgia




A adoração é o coração da IECB, como convergência das coisas "antigas" e "novas" guardadas no tesouro, de acordo com Mateus 13.52.

Como ponto de partida, a IECB se arraiga na tradição Anglo-Celta, que remonta ao terceiro século. Esta aproximação anglicana permite uma tremenda flexibilidade com expressões locais, sem colocar em risco os essenciais da fé. Esta tradição histórica pode permitir uma ordem simples de adoração, como também adorações mais elaboradas.

Duas condições são fundamentais para a adoração na IECB. Uma, é a comunidade estar aberta para a livre atuação do Espírito Santo. A outra, é a forma litúrgica, que nos é mostrada na Bíblia e na tradição da Igreja em seus primeiros séculos.

Uma das marcas distintivas da IECB é a sua liberdade no que se refere ao Espírito Santo. Nossa adoração é muito mais que litúrgica. Ela é sensível ao que Deus busca fazer no meio de Seu povo. O Espírito Santo é livre para manifestar-se em meio à adoração da Igreja.

A liturgia é fundamentada na Igreja dos Apóstolos e anterior ao Novo Testamento. Suas raízes estão na adoração judaica, praticada no Templo e nas Sinagogas, combinada com as celebrações eucarísticas dos cristãos primitivos. Através da liturgia ela se une, não só na forma eterna de adoração no céu, como também entra na adoração histórica dos séculos.

Através de uma liturgia rica e autêntica, expressa as verdades religiosas, denuncia heresias, e oferece uma expressão verdadeira de adoração à Trindade.

Embora variem no grau de solenidade, as Paróquias da IECB observam o Ano Litúrgico da Igreja, seguem o ciclo do lecionário de leituras da Bíblia, e a forma autorizada de adoração nas Celebrações aos domingos.

Os elementos seguintes são prescritos para a adoração na IECB:
PALAVRA DE DEUS
Um hino de abertura ou canto coral (como uma entrada antes do Trono de Deus)
Uma oração curta reconhecendo os atributos de Deus e pedindo o Seu favor.
Um tempo de adoração e louvor.
Confissão de pecados e absolvição
(em preparação para receber a eucaristia)
Leituras Bíblicas
Sermão
Credo Niceno ou Apostólico.
Oração Comunitária.

A MESA DO SENHOR
O ofertório (apresentação dos dízimos e ofertas).
Elevai os corações (Sursum Corda - chamada antiga para adorar a Cristo)
Santo, santo, santo (Sanctus - as palavras ouvidas por Isaías e João)
Palavras de instituição (repetindo a história da última ceia)
Epiclesis (convidando o Espírito Santo a infundir e auxiliar pelos sacramentos).
A oração - Saudação da Paz.
A fração do pão.
Distribuição do Pão e do Vinho.
Uma oração em Ação de Graças
A Bênção e a Despedida

A IECB adotou o Livro de Oração Comum (LOC) versão norte-americana de 1979, provisoriamente. Entende que esta liturgia expressa com fidelidade os padrões de adoração desfrutados pela Igreja Cristã.

EM QUE CREMOS

EM QUE CREMOS




A IECB defende os ensinamentos históricos e indivisíveis do Cristianismo ortodoxo, conforme ministrado por Jesus Cristo, proclamados pelos apóstolos e defendidos pelos Pais da Igreja, claramente expressos nos Credos Apostólico e Niceno, e exemplificados pela Igreja Católica não dividida, durante o primeiro milênio de sua existência.
Cremos que todos estes fatores juntos, com Jesus em primeiro lugar, contenham o depósito significativo da fé e da ordem que foi entregue à Igreja.

Teologicamente, a IECB está em plena comunhão com as Igrejas que professam as doutrinas necessárias da Fé, crê que a graça de Deus é manifesta nos dois Sacramentos ordenados por Cristo: o Batismo e a Eucaristia, e está presente também nos cinco Ritos Sacramentais: Confirmação, Confissão, Matrimônio, Ordens Sacras e Unção dos Enfermos.

Com os seus postulados, a IECB apresenta-se como uma "PONTE" de ligação entre as Tradições Reformadas, o Catolicismo Ocidental e a Ortodoxia Oriental.

Não mantém companheirismo com aqueles que negam os pontos essenciais da fé, aqueles que gostariam de remover os marcos antigos, conforme Prov. 22.28. Uma vez que o ecumenismo, na IECB, é centrado em Cristo e no seu Evangelho.

PONTOS FUNDAMENTAIS DA NOSSA FÉ:
A importância das Sagradas Escrituras, não apenas na pregação, mas também na leitura pública e nos estudos pessoais.

A importância dos Sacramentos como meios de manifestar a graça de Deus.
A importância da Igreja ter a consciência de seu papel no mundo, como continuadora do ministério de Cristo.

A doutrina da salvação pela graça, conforme defendida pelos Reformadores.
A presença REAL e OPERACIONAL do Espírito Santo conferindo dons e sinais aos cristãos para serviço e testemunho no mundo.

Neste sentido, a IECB é completamente ortodoxa, completamente evangélica, completamente sacramental e completamente carismática.

PRÁTICAS E PADRÕES DE COMPORTAMENTO
O ponto de partida para a organização da Comunhão Internacional da Igreja Episcopal Carismática - CIIEC, foi o posicionamento anti-bíblico e pecaminoso de algumas denominações cristãs, em relação ao homossexualismo, ao aborto indiscriminado e ao divórcio, sem levar em conta os ensinos bíblicos sobre os assuntos referidos. Firmou-se a CIIEC, também, na fiel obediência à sã doutrina do Senhor Jesus Cristo.
Em geral, espera-se dos membros da IECB um comportamento ético, moral e religioso por palavras e atos, de conformidade com a mente de Cristo, e de acordo com ensinos dos Evangelhos.

É dever dos membros desta Igreja buscar sempre a oportunidade para o serviço e adoração ao Senhor. O bom relacionamento com os demais irmãos, a prática das virtudes cristãs e os exercícios espirituais, tais como: jejum, intercessão e meditação são altamente recomendáveis para a manutenção da saúde espiritual da Igreja.

Também a prática do dízimo, é exercida na Igreja, como padrão bíblico para o apoio financeiro às Paróquias e demais atividades eclesiásticas.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A IECB é uma Comunhão Episcopal, ou seja, seu governo é dirigido por um Bispo. O governo episcopal é válido e apostólico não é, simplesmente, uma opção, mas uma prática muita bem definida no Novo Testamento. Porém, longe de serem apenas administradores, os bispos da CIIEC são, antes de tudo, Pastores. Através dos Cânones, os Bispos devem ser reitores de suas próprias Paróquias.

Quanto ao exercício do Episcopado, os Cânones da nossa comunhão nos levam a concluir que:
a) EM HIPÓTESE ALGUMA O BISPO é alguém eleito por conchavos, alianças, promessas políticas e negociações;
b) EM HIPÓTESE ALGUMA um Bispo pode assumir um comportamento sistemático de fragmentação e desagregação do rebanho, pois ele mesmo está sob a direção de um colegiado. Um Bispo Diocesano não é um "senhor feudal" a exercer despoticamente o seu poder. Enfim, ele não é intocável. Existem instrumentos para proteger o rebanho de um mal Bispo e ao mesmo tempo manter a dignidade do ofício;
c) EM HIPÓTESE ALGUMA o Bispo poderá defender posições públicas pessoais ou praticar atos que venham a ferir a ética e a consciência da coletividade. Um Bispo da Comunhão Episcopal Carismática não defende e nem realiza uniões homossexuais, não publica ou faz pronunciamentos públicos sem consulta e assentimentos consensual do Clero.
d) EM HIPÓTESE ALGUMA um Bispo de nossa Comunhão poderá fazer afirmações que firam a tradição da fé cristã, tais como a negação da divindade de Cristo, da sua ressurreição, etc.
Junto com o aspecto administrativo do episcopado, é um principio fundamental da CIIEC que o governo aconteça por consenso, debaixo da direção do Espírito Santo.

A nível internacional, o Conselho do Patriarca e a Câmara Internacional dos Arcebispos, igualmente, atuam sempre através da oração, buscando a unidade descrita em Atos 15, referindo-se ao Concílio de Jerusalém.

Este mesmo processo de buscar o CONSENSO acontece dentro de cada território internacional ou igreja nacional, de cada Província debaixo da autoridade de seu Arcebispo, de cada Diocese debaixo da autoridade de seu Bispo, e dentro de cada Paróquia debaixo da autoridade de seu Reitor e do seu Conselho Paroquial. A denominação, como um todo, é governada pelos Cânones da Igreja Episcopal Carismática.






A CIIEC reconhece e mantém o tradicional e bíblico Ministério Ordenado, através da imposição de mãos para consagrar Bispos, Presbíteros e Diáconos, entende que, com isso, recupera dentro do movimento carismático, o que está expresso em Efésios 4.11-13, no que se refere aos dons de apóstolo, profeta, evangelista, pastor e mestre para a edificação da Igreja de Cristo até a Sua vinda. Estes dons estão presentes na IECB, no meio do Clero, dos Leigos e em toda Paróquia saudável.

PAPEL DO MINISTRO
De acordo com os Cânones, o Clero da Igreja é composto dos ministérios ordenados de Bispo, Presbítero e Diácono, que servem, em Sucessão Apostólica, debaixo da liderança espiritual de Jesus Cristo. São reconhecidos outros tipos de ministério comissionado, exercido pelos leigos, de forma que o sacerdócio de todos os cristãos é exercitado dentro da Igreja inteira.

O Clero ordenado é responsável pelos ministérios litúrgicos, sacramentais e pedagógicos da Igreja. O clero da IECB é chamado a equipar e conduzir a Igreja, Corpo de Cristo, a oferecer a Deus os sacrifícios de louvor e ações de graças por todas as bênçãos recebidas. Espera-se que os Clérigos atuem como conselheiros bíblico-pastorais, mestres e incentivadores, levantados por Deus para conduzir os leigos nos serviços da Igreja.

Cabe lembrar que o Ministro Ordenado tem a primazia na condução dos serviços do altar.

OUTRAS CONSIDERAÇÕES
Em relação ao movimento geral de muitas Igrejas e denominações para o ecumenismo, cabe mencionar o seguinte:

A IECB não ordena mulheres ao diaconato ou sacerdócio. Porém, na IECB a mulher serve à Igreja em uma variedade de ministérios leigos, recebendo o nome de Ministras Comissionadas.
" Clérigos e leigos podem participar de atividades ecumênicas, tais como estudos bíblicos e outras atividades.

" A celebração da Mesa do Senhor (Eucaristia) é aberta a todos os cristãos que crêem no Sangue de Cristo como única forma de perdão para o pecador.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS DA IGREJA EPISCOPAL CARISMÁTICA:
É uma Igreja CATÓLICA - Isto é, uma Igreja universal. O termo católico significa universal porque sua missão principal é a de lutar pelo estabelecimento do Reino de Deus entre os homens, em todos os lugares e em todos os tempos.

É uma Igreja REFORMADA - que se reformou e procura aperfeiçoar-se. Incorporou os princípios bíblicos da Reforma Protestante do Século XVI. Como um corpo vivo busca não dormir em seus louros de vitórias, procura não envelhecer, mas renovar-se continuamente.

É uma Igreja BÍBLICA - adora a Deus e entende que a Bíblia é a chave para compreender a revelação divina aos homens, tanto no passado como no presente. Aceita a Bíblia como um livro da Igreja, escrito por homens, sob a inspiração de Deus e que, neste sentido, é único.

É uma Igreja DEMOCRÁTICA - onde todos têm direito de expressão, mesmo sendo minoria. A Igreja é a comunhão de todos os membros que fazem parte do Corpo de Cristo.

É uma Igreja para PESSOAS LIVRES, CONSCIENTES - Ela não anula a inteligência de seus membros, mas se expressa pela manifestação consciente de todos eles. Não há lugar para fanáticos. Todos levamos em nós a marca da Graça e livremente devemos expressá-la, conformando-nos, porém, com a ordem e a tradição cristãs.

É uma Igreja QUE SE PREOCUPA com a vida diária dos seus membros: onde vivem, como vivem. Uma preocupação integral com a vida social, política, moral e espiritual dos seus fiéis e das outras pessoas também.

É uma Igreja LITÚRGICA - na verdade todas as Igrejas são litúrgicas. A característica episcopal está em que a liturgia é ordenada, organizada. Procura adaptar-se aos locais e épocas onde é atuante.
É uma Igreja que se considera PARTE DA IGREJA CRISTÃ e não a única "dona da verdade". Mas, sendo parte da Igreja cristã e sendo inclusiva, procura mostrar como deverá ser a Igreja Cristã do futuro. É uma Igreja ecumênica, pois, a reunião dos que em Cristo são diferentes, está intimamente ligada à sua maneira de ser

OS MEMBROS DESTA IGREJA CRÊEM:
Na Santíssima Trindade, Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, um só Deus Eterno, Amoroso, Poderoso e Onisciente;

Aceitam os 66 livros canônicos do Antigo e Novo Testamentos como a verdadeira Palavra de Deus, a única regra de fé e conduta cristãs, suficiente para a salvação, suprema em sua autoridade, pela qual a Igreja deve sempre se reformar e julgar suas tradições;

Crêem que o homem pecador e culpado, é justificado por Deus, tendo por base apenas a morte expiatória de Cristo, somente pela fé e que as boas obras de um santo viver seguem a justificação como sua própria evidência;

Reconhecem a Jesus Cristo como único e todo suficiente mediador entre Deus e os homens e Sua morte como o único sacrifício pelos pecados.

Crêem nos dois Sacramentos: Comunhão e Batismo como instituídos e autorizados pelo próprio Senhor Jesus.

Reconhecem os cinco Ritos Sacramentais ou ainda, também, chamados Ordenanças Sacramentais: Confirmação, Confissão, Sagradas Ordens, Matrimônio e Unção dos Enfermos - como parte da vida regular dos fiéis, trazendo a sanção e o favor de Deus para suas vidas;

Aceitam o sacrifício expiatório de Cristo na cruz, feito uma só vez para sempre, em favor de todos os que n'Ele crêem e O aceitam;

Crêem no livre acesso do pecador a Deus pela fé e na oração tendo Cristo como o único mediador;
Crêem na eficácia da oração pessoal, coletiva ou intercessória como hábito recomendável de refrigério para a vida espiritual e aceitável por Deus;

No dever das boas obras feitas com amor, as quais não se tornam veículos de salvação, mas expressões concretas de uma vida de fé;

Na regeneração ou novo nascimento espiritual, pelo arrependimento do pecador e obra do Espírito Santo;
Na autoridade da Igreja, a qual jamais perecerá e está representada nas primitivas e históricas Ordens de Bispos, Presbíteros e Diáconos;

Na utilidade da assistência regular aos Ofícios Divinos realizados na língua do povo e por Ministros que representam a autoridade Apostólica e são chefes dos seus próprios lares;
No conteúdo dos Credos Apostólico e Niceno, inspirados sumários da fé universal dos cristãos e aceitos desde os primeiros séculos de nossa era;

No valor histórico e docente dos XXXIX Artigos de Religião, como uma coerente explicação das Escrituras;

Na construção constante da Igreja baseada no testemunho da Bíblia, dos Credos e da Tradição, interpretados pela razão e sujeitos sempre a orientação do Espírito Santo.

O QUADRILATERO DE CHICAGO - LAMBETH
A CIIEC aceita o Quadrilátero de Chicago - Lambeth (1886 - 1888) que delimita a quatro pontos essenciais da unidade evidenciadas pela indivisível Igreja Católica durante os primeiros onze séculos de sua existência e os adota como um requisito para Ministros e Igrejas que venham a entrar em completa comunhão com a Igreja Episcopal Carismática. Estes pontos essenciais dão uma base para o nosso relacionamento com outras tradições, denominações e congregações.

Estes pontos são:
1. As Sagradas Escrituras (Antigo e o Novo Testamentos) são a revelação de Deus contendo todas as coisas necessárias à salvação, sendo a regra e o padrão de fé.

2. Acata o Credo Apostólico como símbolo batismal e o Credo Niceno como testemunho suficiente da fé cristã.

3. Reconhece os dois Sacramentos ordenados por Cristo, Batismo e a Ceia do Senhor, ministrada pela infalível palavra de instituição e os elementos ordenados por Ele.

4. Adota o episcopado histórico, localmente adaptado, nos métodos de sua administração para as várias necessidades das nações e povos chamados por Deus na unidade de sua Igreja.

UM CHAMADO À MISSÃO INTEGRAL DA IGREJA
Finalmente a IECB encoraja os evangélicos a resgatar a visão holística da missão de um cristão verdadeiro neste mundo. O testemunho das Escrituras é que, devido ao pecado, nosso relacionamento com Deus, conosco mesmo, com o próximo e com a criação foi rompido. Através do sacrifício de Cristo na cruz, foi possível resgatar este relacionamento.

Onde a Igreja tem sido fiel a este chamado, ela tem proclamado a salvação pessoal, tem sido um canal da cura divina aos necessitados físicos, emocionais e tem procurado justiça para os oprimidos e abandonados.

Assim, nós conclamamos a Igreja a participar dessa atividade salvadora de Deus, através da prática e da oração, lutando por justiça social e liberdade aos oprimidos, com vistas à salvação no novo céu e nova terra escatológica.

Formar em cada Paróquia uma comunidade terapêutica de amor, bem como enfatizar o ensino da Bíblia e das doutrinas cristãs é a grande diferença que a IEC tem vivenciado em todo mundo. Ninguém será membro desta Igreja sem logo conhecer a Palavra de Deus para poder servi-lo melhor.

RAZÃO DO NOME DA IEC
A adoção do nome Igreja Episcopal Carismática teve por objetivo evitar qualquer adjetivação que viesse restringir sua catolicidade, isto é, sua universalidade. Embora a sede do seu Patriarcado seja a cidade de San Clemente, nos Estados Unidos da América, não foi a Instituição denominada de Igreja Episcopal Norte-Americana. Acrescentou-se o qualificativo de Carismática, porque é seu propósito que o Espírito Santo a dirija e derrame sobre ela o Seu poder para que possa exercer o testemunho do Evangelho entre todos os homens e países. Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo. Aleluia!

NOSSA HISTÓRIA

NOSSA HISTÓRIA




A Igreja Episcopal Carismática do Brasil, IECB, existe para tornar visível o Reino de Deus às nações do mundo; trazer o conhecimento das riquezas da vida litúrgica e sacramental da Igreja Primitiva para os evangélicos e carismáticos, bem como o poder de Pentecostes para os nossos irmãos e irmãs das Igrejas históricas. E, finalmente, prover um lar acolhedor para todos os cristãos que buscam por uma Igreja litúrgica-sacramental, evangélica e carismática como alicerce para suas vidas e dons ministeriais.
A IECB é parte da Comunhão Internacional da Igreja Episcopal Carismática, CIIEC, uma das denominações que mais rapidamente se expande no mundo. Conquanto tenha começado em 1992 com apenas um bispo e três paróquias, atualmente os dados estatísticos apontam para cerca de 1000 (mil) igrejas, totalizando mais de 200.000 (duzentos mil) membros confirmados, espalhados em 20 países (muito embora a freqüência aos templos supere em muito os 200.000 membros oficiais).

Embora a IECB ainda seja uma denominação relativamente jovem, ela se coloca numa posição para onde convergem os anglicanos, os católicos romanos e os evangélicos de várias denominações, recebendo sua sucessão apostólica em legítima linhagem do indivisível cristianismo ortodoxo.

Conquanto estribados nas tradições antigas, nós também acreditamos que a IECB foi estabelecida por Deus para ser uma nova denominação com firmes alicerces nas Igrejas históricas e apostólicas, como também nos movimentos evangélicos e carismáticos de nossa própria geração. Quanto a este respeito, a IECB existe como uma convergência de fluxos, ou seja, os atributos evangélicos, carismáticos e litúrgico-sacramentais, encontram-se em perfeita comunhão em nossa experiência como Igreja Universal.


As sementes deste movimento de convergência foram plantadas em maio de 1977, quando um grupo de líderes de tradição reformada fez um veemente apelo a todos os evangélicos para que descobrissem suas raízes junto ao Cristianismo histórico.

A Conclamação de Chicago, como passou a ser conhecida, foi assinada por pessoas como Peter Gilquist, Thomas Howard, Robert Webber e John Braun. A mensagem deles - um resgate de nossas raízes comuns e apostólicas para a transmissão fiel do Evangelho - se tornou o catalisador e fator de motivação para nossa Igreja.

Definitivamente, a IECB não é um CISMA ou um grupo DISSIDENTE de outra denominação. É um trabalho sem igual que Deus dispôs nos corações de clérigos dedicados e fiéis de várias denominações (pentecostais, batistas, anglicanos, luteranos, presbiterianos, carismáticos independentes, wesleyanos, etc.) que, por meio de uma reflexão e oração, perceberam a necessidade de se ter um lugar de convergência.

Eles foram impelidos à formação de uma Igreja que não só exercitasse a autoridade apostólica dentro de um vigamento litúrgico, mas que operasse debaixo da inspiração e unção do Espírito Santo. No dia 26 de junho de 1992, o Revmº Austin Randolph Adler foi sagrado como o primeiro Bispo Primaz dos Estados Unidos e Patriarca desta Igreja.

A sede patriarcal fica na Cidade de San Clemente, Califórnia, nos Estados Unidos da América do Norte, onde está a Catedral de São Miguel Arcanjo.

Hoje, clérigos e leigos da IECB compartilham da mesma herança. Evangélicos, tradicionais e carismáticos, anglicanos, católicos romanos e ortodoxos, tem a visão comum de fazer o Reino de Deus visível para as nações do mundo agora.

BRASÃO E LOGOTIPO DA IECB.

BRASÃO E LOGOTIPO





BRASÃO DA IGREJA EPISCOPAL CARISMÁTICA

AS CHAVES - são os símbolos de “Autoridade”. No Evangelho segundo Mateus, quando Simão Pedro fez sua confissão de fé em Jesus, como o Cristo, filho do Deus vivo? Jesus, na ocasião, disse que não somente construiria a sua Igreja sob a base sólida daquela confissão, mas prometeu entregar a Pedro as “chaves” do Reino de Deus (Mateus 16:13-19). As “chaves” que Jesus prometeu entregar a Pedro são a Palavra e o Espírito Santo de Deus. Pedro usou essas “chaves” pela primeira vez, em Pentecostes, quando, com a Palavra de Deus e o Espírito Santo, ele abriu o Reino de Deus a todos que o estavam ouvindo. Naquele dia, 3000 (três mil) foram batizados e entraram no Reino de Deus (Atos 2:1-41). Imediatamente antes de ascender ao céu com o seu corpo glorificado para retornar a Seu lugar à direita do Pai, Jesus falou aos seus discípulos sobre a autoridade universal que havia sido delegado a Ele pelo Pai. Então, em um surpreendente ato de confiança, Jesus delegou aquela autoridade aos onze apóstolos restantes (Mateus 28:16-20). É atravez deles e oriundo deles que vem a sucessão apostólica através dos séculos e que as “chaves” e a Autoridade para ministrar foram dadas à igreja.

Jesus declarou ser o unjido por Deus. Durante a Santa Ceia, Ele prometeu aos seus discípulos que eles não apenas teriam o Espírito Santo, mas que o Espírito Santo estaria também sobre eles. Eles teriam a mesma unção de Jesus!

Essa unção foi evidenciada pela primeira vez no dia Pentecostes, quando os discípulos foram batizados no Espírito Santo. Como Jesus, eles foram ungidos, não apenas para a proclamação do Reino na terra, mas também para a demonstração da realeza e do poder daquele Reino.

A CRUZ - No centro do escudo, simboliza nossa Missão. Nossa missão é compartilhar com os outros a mensagem da cruz, a qual é o Poder e a sabedoria de Deus (ICoríntios 1:18-24). O apóstolo Paulo nos diz que somos embaixadores. Como Embaixadores do Rei, recebemos e nos foi confiada a “mensagem de reconciliação” (2Coríntios 5:17-20). O próprio Jesus confiou-nos a missão quando nos comissionou para fazer discípulos em todos os grupos étnicos ou “nações”, para batiza-los, ensinando-os a guardar o que Ele nos mandou (Mateus 28:19-20).

As cores do escudo são vermelho, azul e branco.

VERMELHO - Representa o sangue de Jesus derramado em favor do mundo e, também, o sangue de todos os mártires de todas as épocas que morreram pela fé. Mais cristãos morreram no século XX do que em todos os séculos passados juntos. A igreja está maculada com o sangue dos fiéis. Ao lembrarmos deles, refletimos sobre os nossos próprios compromissos.

Azul - Se refere às coisas celestes, onde temos nossa cidadania e nossa realeza. Servimos a um Rei, entre o qual somos um “Reino de ministros diante do nosso Deus”. Não somente isto, mas nossa mensagem é concernente ao Reino de Deus. Jesus Cristo é o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Este reinado é uma realidade e não um simples conceito ou um princípio de teologia.

Branco - Fala da pureza de Deus e da sua Santa Igreja. Nós somos feitos “a justiça de Deus em Jesus Cristo”. Também nos faz lembrar de que “embora nossos pecados sejam da cor escarlate, eles serão brancos como neve”



O LOGOTIPO

Existem sete diferentes símbolos no logotipo. Você pode encontrá-los? Os três símbolos coloridos representa as divisões (ou fluxos) da Igreja no mundo inteiro.

1º - O símbolo do topo é o VINHO. Este vinho representa as igrejas sacramental onde a fé é mantida através do seu clero, os rituais e credos.

2º - O símbolo do meio é uma BÍBLIA ABERTA. Esta Bíblia representa a Igreja Evangélica, onde a Bíblia e a necessidade de uma fé pessoal em Jesus Cristo como Salvador e Senhor, é enfatizado.

3º - O terceiro símbolo é uma CHAMA. Esta chama representa a igreja carismática, onde o sobrenatural, dons do Espírito Santo são enfatizadas.

O quadro mostra três símbolos mais, um cálice, um altar e uma lareira.
A taça contém o vinho, para que possamos recebê-lo, O altar apóia a Palavra para que possamos discernir corretamente que a lareira mantém a chama assim que nós estamos em segurança aquecido por Ele.
Quando virado de lado, o quadro revela a três letras CEC. Estes representam a Igreja Episcopal Carismática(Charismatic Episcopal Church - em inglês)
O Carismático palavra significa ter os Dons do Espírito
A palavra Episcopal significa governada por Bispos (não é a Igreja Episcopal dos EUA)
A palavra Igreja significa a assembléia dos Cristãos
O CEC proporciona um quadro único para o vinho, a Palavra e a chama. Nós somos uma Igreja Sacramental, Evangélica e Carismática, onde os três fluxos se tornar um rio.

A IGREJA

A IGREJA




Igreja Episcopal Carismática do Brasil - Catedral da Santíssima Trindade (Rua Carneiro Vilela, 568 - Espinheiro - Recife - PE)

Foi nesta uma pequena paróquia em 1975, que chegou o então Pastor Paulo Ruiz Garcia e sua esposa Sra. Márcia Gaparini Garcia, a Catedral da Trindade tornou-se, mercê do seu extraordinário labor pastoral, uma comunidade que tendo dado origem a muitas outras paróquias, veio a tornar-se uma das mais atuantes comunidades cristãs do Brasil.

Ela é hoje a Catedral - igreja onde está a cátedra do Bispo - da Igreja Episcopal Carismática do Brasil, desde a sagração do Reverendíssimo Dom Paulo Ruiz Garcia como Bispo da Diocese Missionária do Brasil da Comunhão Internacional da Igreja Episcopal Carismática, ocorrida em 08 de setembro de 2003.

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Igreja Episcopal Carismática do Brasil - Catedral do Calvário (Avenida Dr. Claudio Gueiros Leite, Janga, Paulista - PE)

Há mais de 13 anos, atendendo um pleito do Grupo Familiar de moradores do município do Paulista e frequentadores da Paróquia Santíssima Trindade e crescente número deste grupo, o então Rev. Paulo Ruiz Garcia e a sempre presente esposa, Márcia Gasparini Garcia deu inicio à Missão do Calvário.

Um belo casarão foi o cenário escolhido para o culto Inaugural da Missão do Calvário, contando com a presença de, mais de 100 pessoas, entre membros da Paróquia da santíssima Trindade, frequentadores de Grupos Familiares de Olinda e Paulista, Convidados, moradores e pastores das comunidades locais.

Que logo se tornou Paróquia, como também fora elevado um novo templo construído na Av. Cláudio Gueiros Leite, no bairro do Janga, Município do Paulista.

E assim, com a ousadia da visão do Reino de Deus e a destemida coragem, aliada a fé inabalável em nosso Deus altíssimo, iniciou-se a construção do novo templo da Paróquia do Calvário.

Ao longo desses anos, o Rev. Adonias Ramos de Souza, Ministro do Altíssimo, ladeado pela esposa, Magali e seus filhos, Júlia e Caleb, direcionados pelo Senhor, têm estado a seu serviço e hoje da Catedral do Calvário.

Saiba onde há uma IECB.

PARÓQUIAS


CATEDRAIS, PARÓQUIAS e MISSÕES
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IECB - Catedral da Trindade
Arcebispo e Primaz: Dom Paulo Ruiz Garcia
Bispo Auxiliar: Dom André Novaes

Bispo Auxiliar: Dom Roberto Schuler
Rua Carneiro Vilela, 569 Espinheiro, CEP: 52050-030 - RECIFE-PE
Fone: (81) 3221 0994
E-mail: catedral@sstrindade.org.br

IECB - Catedral do Calvário

Bispo: Dom Adonias Ramos 
Rua Frei Caneca, 470 Janga, CEP: 53423-420 - PAULISTA-PE
Fone: (81) 3434 3250
E-mail: catedraldocalvario@gmail.com

IECB - Catedral Pedra Viva

Bispo: Dom Frederico Bastos
Rua Eurico Valois, 88 Centro, CEP: 52050-030 -VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE
Fone: (81) 3523 6677
E-mail: carismaticapedraviva@yahoo.com.br

IECB - Catedral da Reconciliação

Bispo: Dom Alexandre Ximenes 
Rua Alfredo Marcondes, 499 Boa Viagem, CEP: 52050-030 - RECIFE-PE
Fone: (81) 3471 3292
E.mail: catedral@reconciliacao.org

IECB - Paróquia da Reconciliação

Rev. Raniere Ribeiro 
Rua da Glória 301 - Centro, CEP: 63010-460 - JUAZEIRO DO NORTE-CE
Fone: (88) 8839 4038
E-mail. raniere.campos@gmail.com

_____________________ PARÓQUIAS _____________________

IECB - Capela da Paz
Rev. Reginaldo Alves Ferreira Filho
Coqueiral Park, OLINDA-PE
Fone: (81) 3434-3250


IECB - Paróquia Ágape 
Rev. José Rivaldo Vasconcelos Santos
Rua Manoel Graciliano de Souza, 1117, Rio Doce, CEP: 52221-170 - OLINDA-PE
Fone: (81) 3432 1630

IECB - Paróquia do Avivamento
Rev. Edson Rocha Penha
Rua Sebastião Salazar, 435, Cajueiro, CEP: 52221-170 - RECIFE-PE
Fone: (81) 8842 4569
E-mail: edsonaer@hotmail.com


IECB - Paróquia das Bem-aventuranças 
Rev. Luciano Luís da Silva
Rua Ferreira Lima, 50, CEP: 55870-970 - TIMBAÚBA-PE
Fone: (81) 9618 6620
E-mail: isluciano@hotmail.com



IECB - Paróquia Betesda 
Rev. Francisco Rubem da Silva
Rua Catulo da Paixão Cearense, Nº 350, Jardim Atlântico, Olinda-PE (próximo a pizzaria atlântico)
Blog: www.paroquiabetesda.blogspot.com
E-mail: paroquiabetesda@gmail.com
Fone:(81) 9975-6843 / (81) 9656-5157

IECB - Paróquia Boas-Novas 
Rev. Ronaldo Albuquerque Revoredo Lima
Rua Otacílio de Azevedo, 1030, Brejo, CEP: 52291-250 - RECIFE-PE
Fone: (81) 9978 0681
E-mail: agrinaldo@ig.com.br



IECB - Paróquia Bom Pastor
Rev. Valdemar Chagas
Av. Bernardo Vieira de Melo, 5632, Candeias, CEP: 54080-310 - JABOATÃO-PE
Fone: (81) 8774 6188
E-mail: maisumperegrino@hotmail.com



IECB - Paróquia Bom Samaritano
Rev. Joel Farias
Rua Francisco Ambrósio Leite, 382, Bairro Novo, CEP: 53030-230 - OLINDA-PE
Fone: (81) 8819 4148
E-mail: jmbfarias@yahoo.com.br



IECB - Paróquia do Carpinteiro
Rev. Edgar Batista Ferreira Neto
Rua Djalma Dutra, 228, Senzala - CEP: 55818-340 - CARPINA-PE
Fone: (81) 3622 0351
E-mail: paroquiadocarpinteiro@hotmail.com 


IECB - Paróquia do Consolador
Rev. Ebenézer Paz
Rua Tomé Gibson, 308, Pina, CEP: 51011-480 - RECIFE-PE
Fone: (81) 8739 8244
E- mail: emedeiros32@yahoo.com.br



IECB - Paróquia Deus Conosco 
Rev. Marcelo Mateus
Rua Hermógenes de Morais, 178, Madalena, CEP: 50610-160 - RECIFE-PE
Fone: (81) 8735-9503
Email - rev.marcelomateus@gmail.com



IECB - Paróquia da Consolação
Rev. José Ivalbi Monteiro Araujo -Centro, CEP: 56500-000 - ARCOVERDE PE
Fone: (81) 3523 6677



IECB - Paróquia do Espírito Santo
Rev. Cláudio Macedo
Rua João Fernandes Vieira, 53, Centro, CEP: 54800-970 - MORENO-PE
Fone: (81) 9138 4943
E-mail: claudiomacedo@genisis-pe.com.br

IECB - Paróquia Filadélfia
Rev. Adilson Souza
Rua A, 699, Maranguape II, PAULISTA-PE -
Fone: (81) 9144 5893
E-mail: adilsonsouza@ig.com.br



IECB - Paróquia do Intecessor 
Rev. Alberto Monteiro de Araújo
Rua Agamenon Magalhães, 40, Centro, CEP: 55642-210 - GRAVATÁ-PE
Fone: (81) 9101 0124
E-mail. albertoaraujo@ig.com.br



IECB - Paróquia Luz Divina 
Rev. José Henrique Leite Marins
Praça Cel. Chico Romão s/n, Centro, CEP: 56140-000 - SERRITA-PE
Fone: (81) 3523 6677



IECB - Paróquia Monte Moriá 
Rev. Alexsandro Benjamim Silva
Estrada de Aldeia, km 4,5, Aldeia, CEP: 54792-000 - CAMARAGIBE-PE
Fone: (81) 9601-2157
E-mail: alexsben@hotmail.com



IECB - Paróquia Monte Sinai 
Rev. George Christopher
Hotel Tavares Correia, Centro, CEP: 55298-000 - GARANHUNS-PE
Fone: (81) 9172 9972
E-mail. georgeherbalife@gmail.com



IECB - Paróquia Nova Aliança
Rev. Ozeas Rodrigues Barbalho
Rua Arquiteto Luiz Nunes, 83 - Imbiribeira, CEP: 51170-430 - RECIFE - PE
Fone: (81) 3471 3292
E-mail: catedral@reconciliacao.org.br



IECB - Paróquia do Oleiro 
Rev. Jorge Siqueira
Rua Cônego Júlio Cabral, 131 - Bairro do Salgado, CEP: 55016-000 - CARUARU - PE
Fone: (81) 3523 6677



IECB - Paróquia Peniel 
Rev. Marco Antônio da Mota
Rua Prof. Aurélio Cavalcanti, 523, Setúbal, CEP: 51130-020 - RECIFE-PE
Fone: (81) 9972 3672
E-mail: marcoruth@oi.com.br



IECB - Paróquia Pentecostes 
Rev. Jamesson Noel Bezerra
Rua 21 de Abril, 2956, San Martin, CEP: 50820-000 - RECIFE-PE
Fone: (81) 9971 6054
E-mail: eli.lucia@ig.com.br



IECB - Paróquia da Redenção
Revmo. Bispo Dom Marcos Cefas Lopes de Barros
E-mail: domcefas@gmail.com
Celular: (81) 9818.1618 /8846.0049;
Telefone Paroquial: (81)36282367;
Endereço: Avenida São Sebastião, número 50, Bairro do Ponto Certo, Limoeiro - PE.

IECB - Paróquia Rei dos Reis
Rev. Jerrry Lourenço da Silva
Rua Joaquim Sampaio, 302, Centro, CEP: 56000-000 - SALGUEIRO-PE
Fone (81) 3523 6677
E-mail: jze39@hotmail.com



IECB - Paróquia do Redentor 
Rev. Alexandre Lins
Rua João Cursino, 1201, Maurício de Nassau, CEP: 55012-190 - CARUARU-PE
Fone: (81) 9996 0100
E-mail: alexkiane@hotmail.com



IECB - Paróquia Renovação 
Rev. Jarbas Jose dos Santos
Av. Mal. Floriano Peixoto, 6, Centro, CEP: 53401-460 - PAULISTA-PE
Fone: (81) 3433 1120



IECB - Paróquia Ressurreição 
Rev. Alexandre Maia
Rua Dracema, 24, Qd. E lt 24, Ouro Preto, CEP: 53370-560 - OLINDA-PE
Fone: (81) 9261 3918
E-mail: rev.amaia@gmail.com



IECB - Paróquia Restituição 
Rev. Sinésios Amain Vasconcellos
Praça Santa Terezinha, 204, Centro, CEP: 55825-970 - PAUDALHO-PE
Fone: (81) 8858 3139
E-mail. sinesios.amaim@gmail.com



IECB - Paróquia São Paulo 
Rev. José Pompeu dos Santos Filho
Estrada do Arraial, 3345, Casa Amarela, CEP: 52051-380 - RECIFE-PE
Fone: (81) 88931385
E-mail. pompeui@uol.com.br



IECB - Paróquia do Semeador 
Rev. Rodolfo Lopes
Av. Souza Filho, 529, Centro, CEP: 56304-000 - PETROLINA-PE
Fone: (87) 8812 3133
E-mail. rodolfocarneiro@hotmail.com



IECB - Paróquia Videira 
Rev. Getulio Cesar da Silveira
Praça Armando Monteiro, 10, CEP: 55850-970 - VICÊNCIA-PE
Fone: (81)9963 8924
E-mail. prgetuliocesar@yahoo.com.br



IECB - Paróquia da Santíssima Trindade 
Rev. Bruno Praça
Rua 21 de abril, 3, CEP: 55763-450 - LAGOA DE ITAENGA-PE
Fone: (81) 9632 0799
E-mail.bruno_praca@terra.com.br



IECB - Paróquia Jardim das Oliveiras 
Rev. Genival Moraes Pontes de Oliveira
4ª trav da Rua José Bernardino, 66- Centro, CEP: 55650-970 - PASSIRA-PE
Fone: (81) 3523 6677
E-mail. genival@brastecnet.com.br



IECB - Paróquia da Vitória
Rev. André Luiz Marques Figueiredo
Rua Voluntários da Pátria, 80 Campo Grande, CEP: 52040-150, Recife - PE.
E-mail: Pecidaeandre@oi.cpm.br


_______________ ALAGOAS _______________ 

IECB - Paróquia da Esperança (Maceió Mar Hotel)
Av. Alvaro Otacilio, 2991, CEP: 57035-180 - MACEIÓ -AL
Fone. (81) 3471 3292

_______________ BAHIA _______________ 

IECB - Paróquia da Reconciliação 
Rev. Manoel Augusto Sales Figueira
Rua Pr. Valdomiro Oliveira Sn, Alto do Candeias
45026-000 - VITÓRIA DA CONSQUISTA-BA
Fone: (77) 9136 9133
E-mail. masfigueira@yahoo.com.br



_______________ BRASÍLIA _______________
IECB - Paróquia da Reconciliação

Rev. Airton Willians de Vasconcelos
QNA 36 CASA 16, TAGUATINGA NORTE - DF (PRÓXIMO AO SHOPPING TOP MALL)
CONTATO: (61) 3257-8596


IECB - PARÓQUIA BOM SAMARITANO
REV. THIAGO GERALDO
EDIFÍCIO BITTAR- W3 NORTE 513; SALA 307
SOBRE O BOLICHE AO LADO DO CARREFOUR BAIRRO
ASA NORTE - DF
CONTATO: (61) 8251-3691 / (61) 9268-2558
IECB - PARÓQUIA CRISTO REI DO UNIVERSO
Rev. André Martins 
Quadra 24, Conjunto A, Loja 02, Srl Vila Buritis IV, Planaltina - DF (Em frente ao Supermercado Boa Vista)
Fone (61) 9154 5821 / 8635 5821




_______________ CEARÁ ______________

IECB - Paróquia Jardim das Oliveiras
Rev. José Luiz dos Santos
Rua Jonas Mauricio,320 - Centro, CEP: 63290-970 - JARDIM CE
Fone: (88) 3555 1924
E-mail. euniedu@yahoo.com



IECB - Paróquia do Distrito de Iara
Rev. Raniere Ribeiro Campos
JUAZEIRO DO NORTE-CE
Fone: (88) 8839 5747
E-mail raniere.campos@gmail.com.





_______________ PARAÍBA _______________ 
IECB - Paróquia São Lucas
Rev. Manuel Nunes
Rua Francisco Gomes de Oliveira, 153, Bairro dos Funcionários II, CEP: 58078-090 - JOÃO PESSOA-PB
Fone: (83) 8805 7120
E-mail. manoelns@hotmail.com

IECB - Paróquia da Esperança
Rev. Manuel Nunes
Rua Manoel Ângelo de Oliveira, 474, Mangabeira VII, CEP: 580058-200 - JOÃO PESSOA-PB
Fone: (83) 8805 7120
E-mail. manoelns@hotmail.com



_______________ RIO GRANDE DO NORTE _______________

IECB - Paróquia Natal 
M.C. Paulo Pimentel
Rua Minas Novas, 390, Casa 21, CEP: 59088-725 - NATAL - RN
Fone: (84) 9922 7000
E-mail. pgpjr@uol.com.br



_______________ RIO GRANDE DO SUL _______________
 

IECB - Paróquia São Miguel 
Rev. Eurico Daudt
Rua Dante Marcuci, Ana Rech, Vila Pinheiros, CEP: 95020-200 - CAXIAS DO SUL-RS
Fone: (54) 9977 9970
E-mail. edaudt@edaudt.com.br




___________________ RONDÔNIA ___________________
IECB - Paróquia Rondônia 
Rev. Renato Cunha



__________________ SÃO PAULO ___________________

IECB - Paróquia em São Paulo 
Rev. Joel
Rua Itália, nº 1197, Centro, Araraguara
Fone: (16) 3214 3177
Culto Eucarístico todos os Domingos as 19hs


__________________ MINAS GERIAS ___________________
IECB - Paróquia da Liberdade 
Rev. Samuel Ferreira
Rua Guararapes, nº 178, Bairro da Glória, Belo Hozinte - Minas Gerais
Fone: (31) 9175 4544

E-mail: samuelferreiramix@gmail.com
Culto Eucarístico todos os Domingos as 10hs 


____________________ MISSÕES ____________________

IECB - Missão Projeto Peniel 
Rev. Marco Antônio da Mota
Comunidade Borborema, RECIFE-PE
Fone: (81) 9972 1772
E-mail.marcoruth@oi.com.br



IECB - Missão Cristo Rei 
M.C. Ricardo Junior
Rua 5, número 9, Vila da COHAB, CEP: 55602-000 - VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE



IECB - Missão Nova Vida
Rev. Valdemar Chagas
Candeias, JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE
Fone: (81) 8774 6188
E-mail. maisumperegrino@hotmail.com



IECB - Missão Emanuel
Rev. Getulio Cesar da Silveira
Distrito de Angélica, VICÊNCIA - PE
Fone (81) 9963 8924
E-mail. prgetuliocesar@yahoo.com.br



IECB - Missão Bom Samaritano 
Rev. Evandro Moreira da Silva
Rua da Lama S/N, Centro, CEP: 55610-330 - VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE.
Fone: (81) 8837 4199
E-mail.evandr-163@hotmail.com



IECB - Missão Deus Forte 
Rev. José Henrique Leite Marins
Rodovia PE-507 S/N, CEP: 56140-970 - SERRITA-PE
Fone: (81) 9171 8628
E-mail. jze39@hotmail.com



IECB - Missão das Missões 
Rev. Márcio Boudoux
Rua Prof. Jorge Cahu, 278, Piedade, CEP: 54420-080 - JABOATÃO DOS GUARARAPES - PE.
Fone: (81) 9941 5289



IECB - Missão São Pedro 
Rev. Kleber Fontes Tavares
Rua Desembargador Evandro Neto S/N, CEP: 51335-260 - RECIFE-PE
Fone: (81) 3471 3292

IECB - Missão Tri-Unidade 
Rua Frei Cassimiro, 220, Santo Amaro, CEP: 50100-260 - RECIFE PE
Fone:( 81) 3032 1172