sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Glossário
Antidepressivos: remédios que agem no sistema nervoso central reequilibrando as substâncias que estão em desequilíbrio

Ataque de pânico: repentino sentimento de ansiedade ou medo, acompanhado por sintomas físicos. Geralmente, não é causado por perigos reais.

Depressão clássica: pessoas com depressão clássica sentem uma profunda tristeza na maior parte do tempo. Ao mesmo tempo, sentem que a energia está baixa, conseqüentemente diminuem o ritmo de atividades diárias. Não conseguem mais sentir prazer em coisas que antes despertavam grande interesse.
Depressão pós-parto: um tipo de depressão que afeta as mulheres que tiveram filhos recentemente. Pode estar relacionada às mudanças hormonais e também às novas situações que a chegada de um bebê traz.

Depressão sazonal: é aquela depressão que aparece todo ano, sempre na mesma época. Em geral, está associada à chegada de novas estações. O inverno, por exemplo, pode trazer a depressão. Disforia: um estado emocional marcado pela ansiedade, depressão e falta de energia.

Distimia:
forma menos intensa de depressão. Porém seus sintomas duram por muito mais tempo.

Eletroconvulsoterapia: tratamento para a depressão por meio de correntes elétricas no cérebro. É seguro e costuma ser eficaz para tipos de depressão que já não responderam a outros tratamentos.

Mania: um sintoma do transtorno bipolar. A mania é um período de intensa felicidade, irritabilidade ou temor excessivo. É tudo tão intenso que interfere na vida da pessoa.

Estabilizadores de humor: uma categoria de drogas usada para alguns tipos de depressão, como o transtorno bipolar. Inclui lítio.

Neurotransmissor: substância química do cérebro, como a serotonina, que conduz as mensagens pelas células do cérebro. Remédios que tratam a depressão, em geral, alteram o nível dessas substâncias.

Psicólogo: um profissional especializado em tratar doenças mentais ou distúrbios mentais. Usa a psicoterapia para tratar quem está deprimido.

Psicoterapia: um jeito de tratar os distúrbios mentais ou emocionais por meio da conversa com um terapeuta.

Psiquiatra: um médico que se especializou em tratar transtornos psicológicos. Como são médicos,

Transtorno bipolar ou depressão maníaco-depressiva: O indivíduo sente a alternância de momentos de excitação e outros de depressão. podem prescrever antidepressivos. Alguns também usam a psicoterapia.

2 comentários:

Bipolar disse...

Também tenho um blog que trouxe sentido em minha vida. Acho que pode lhe ser útil... Qualquer dia me faça uma visita. Abs

Valdo Hott disse...

os blogs nos ajuda muito ne...abraços e ate mais